Divisão de Orientação Pedagógica

A equipe da Divisão de Orientação Pedagógica é composta por especialistas em cada área de conhecimento, nível e modalidade de ensino.

Dentre suas funções, destacam-se:

 

  • Formação dos profissionais da educação do Sistema Municipal de Ensino;
  • Assessoria pedagógica individual, coletiva e/ou à distância;
  • VisitAÇÃO nas escolas municipais e subvencionadas;
  • Construção, implantação e implementação de materiais pedagógicos.

 

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Equipe:


COORDENAÇÃO GERAL: Andréa Pereira de Souza

COORDENAÇÃO ARTES: Geraldo Monteiro Neto

COORDENAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS: Cintia Maria Ambrósio de Oliveira Arouca

COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: Mitch Rodrigo Prado de Almeida

COORDENAÇÃO MATEMÁTICA: Marcia Regiane Miranda

COORDENAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA: Ana Maria Tertuliano Américo

COORDENAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL: Bruna Rocha de Siqueira

COORDENAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Marcia Aparecida Melo Vianna

FORMADORA DO CURSO Orientações Didáticas em Língua Portuguesa: Tatiane Nunes da Rocha

 

 

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A visitAÇÃO acontece em dois momentos:

- BIMESTRALMENTE – a Divisão de Orientação Pedagógica, respeitando as especificidades das unidades escolares, organizou-as em oito grupos tendo sempre um profissional da equipe como elo entre DEPED-ESCOLA.

- EXTRAORDINARIAMENTE – sempre que a equipe escolar solicitar a presença de um dos membros de Divisão de Orientação Pedagógica.

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Atendendo o artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem investindo na formação dos profissionais da educação como requisito para qualidade de ensino e aprendizagem.

A equipe da Divisão de Orientação Pedagógica atua nas seguintes formações realizadas em horário de serviço:

Coordenadores Pedagógicos: reuniões mensais que buscam fornecer orientação pedagógica para ações a serem desenvolvidas nas Escolas Municipais. Em 2012, tem como foco a educação inclusiva. Saiba mais...

Professores Responsáveis pelos Centros de Divulgação e Construção do Conhecimento (CEDIC)e Agentes Escolares: reuniões mensais, que visam fomentar o papel do agente de leitura. É proposto um trabalho com as diferentes práticas e estratégias de leitura e com orientações que subsidiam o aluno no tocante à pesquisa, ao estudo e à leitura nos CEDIC (bibliotecas multimídias). Saiba mais...

Estagiários:que atuam na Oficina do Saber das escolas de tempo integral: reuniões mensais que abordam como trabalhar com o enriquecimento e recuperação escolar utilizando como ferramenta os jogos. Saiba mais...

Professores de Arte:reuniões mensais que objetivam sistematizar propostas interdisciplinares do Ensino de Arte, integrando artes visuais, música, dançam e teatro promovendo discussões e reflexões sobre a prática do Ensino de Arte na Rede Municipal. Saiba mais...

Equipes diretivas das unidades que atendem Educação de Jovens e Adultos – Ciclo I: reuniões mensais voltadas à equipe diretiva (diretores e/ou coordenadores) para atuarem como agentes multiplicadores. Na reflexão e estudo referentes ao enriquecimento do processo de aprendizagem de alunos jovens e adultos, compreendendo-os como sujeitos aprendentes. Saiba mais...

Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – Ciclo II: SME e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. 05 encontros voltados aos professores do ciclo II que atuam na EJA, tendo como objetivo promover estudos e reflexões quanto ao enriquecimento do processo de aprendizagem de alunos jovens e adultos, compreendendo-os como sujeitos aprendentes. Em 2012 tem como foco o mundo do trabalho e a realidade dos educandos. Saiba mais...

Auxiliares de Desenvolvimento Infantil:encontros bimestrais tendo como tema BRINCAR no CEIM...o mundo de possibilidades da infância. Possibilita estudos e reflexões sobre aspectos essenciais para a brincadeira infantil: espaço, tempo, repertório e interação. Saiba mais...

Diretoras Pedagógicas das escolas subvencionadas:encontros bimestrais, voltados às diretoras pedagógicas da rede subvencionada para atuarem como agentes de multiplicação. Em 2012, tem como tema BRINCAR no CEIM...o mundo de possibilidades da infância. Possibilita estudos e reflexões sobre aspectos essenciais para a brincadeira infantil: espaço, tempo, repertório e interação. Saiba mais...

Projeto ENTRE NA RODA:parceria realizada entre SME – CENPEC – VOLKSWAGEN, objetivando a formação de orientadores de leitura que atuem em diferentes espaços que compreendam a importância de formar leitores. Participam deste projeto, em 08 encontros mensais, 13 escolas municipais de educação infantil. Durante a realização do projeto cada escola receberá um baú de leitura composto por 100 livros paradidáticos. Saiba mais...

Programa FORMAR EM REDE:parceria realizada entre SME e INSTITUTO AVISA LÁ, que visa contribuir para o processo de formação dos diretores e coordenadores pedagógicos com agentes multiplicadores, possibilitando momentos para análise e reflexão da própria práxis sobre os Números e o Sistema de Numeração Decimal. Participam deste programa, em 11 encontros, 23 escolas municipais de educação infantil. Saiba mais...

Formações anuais: têm como foco a discussão de grandes temas que permeiam a educação. Em 2012, aborda o estudo voltado às ciências naturais e sociais por meio da implantação e implementação das Unidades Didáticas – Ciências Naturais e Sociais. Saiba mais...

Formações sequenciais: discutem temas específicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Tem como eixo norteador a ORALIDADE/LEITURA/ESCRITA em Língua Portuguesa e GRANDEZAS/MEDIDAS em Matemática. Concomitante tem-se o foco na formação de cidadãos empreendedores como tema transversal. Trabalham com grupos menores, inseridos no mesmo ano ou etapa, possibilitando levantar problemas educacionais e encontrar soluções no âmbito municipal. Em 2012, atendem professores da Educação Infantil (Infantil II a IV) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano // 5ª a 8ª série). Saiba mais...

 

 

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A assessoria pedagógica promove a orientação e auxílio às equipes escolares no que tange a práxis educacional.

Pode acontecer de diferentes maneiras:

- Individual – quando se assessora alguns integrantes da equipe sugerindo ações para questões específicas;

- Coletiva – formações que atendem toda a equipe escolar de uma escola ou de um conjunto de escolas. Priorizam em seu formato a abordagem do conteúdo e forma trabalhando com temas solicitados pela(s) Unidade(s) Escolar(es).

- À distância – respostas aos questionamentos e solicitações feitas pelas equipes escolares por meio de correios eletrônicos, telefones, redes sociais entre outros recursos midiáticos.


Assessorias realizadas em 2012

 

FEVEREIRO

Descritores na Educação Infantil: uma possibilidade possível

 

MARÇO

Estruturação Curricular do Município

Brincar na Educação Infantil

Horta Escolar

Música na Educação Infantil

Plano de Ação

 
Materiais Pedagógicos
Construção, implantação e implementação
 
Para promover a educação integral do indivíduo e reconhecer e valorizar a pluralidade cultural das diferentes realidades dos educandos de Mogi das Cruzes foram elaborados documentos para compor a organização curricular do município que buscam fornecer orientações para o desenvolvimento do trabalho do professor, pautados nas recomendações dos documentos curriculares nacionais. Saiba mais.

A partir de decisões consensuadas entre os profissionais da educação do Sistema Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes, foram escritas as publicações a seguir:

Diretrizes As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infância trazem a concepção filosófica adotada de forma consensual pelos profissionais da educação do Sistema Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.   


As Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica apresentam a organização curricular do Sistema Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes em áreas de conhecimento, com a utilização de recursos como hipertextos. Foram construídas em duas versões: impressa e digital.

As Unidades Didáticas trazem sugestões de planos de ação conforme concepção adotada pelo município para o ensino e a aprendizagem.