Setor Pedagógico Especializado - Sala de Recursos para Deficiente Mental - SRDM

O Atendimento Educacional Especializado - AEE, Sala de Recursos - Deficiência Mental é um serviço da Educação Especial, de natureza pedagógica, conduzido por pedagogos especializados que suplementa, ou complementa o processo de formação e escolarização. Esse serviço realiza-se em espaço dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, voltado para o desenvolvimento global dos educando, considerando:

  • O estágio de desenvolvimento;
  • Nível de escolaridade;
  • Recursos específicos para sua aprendizagem e interação nas atividades escolares.

Ele perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as crianças e jovens à educação escolar comum. O AEE-DM é realizado no turno inverso ao da sala de aula comum.

É essencial ressaltar a importância deste Serviço como recurso para os educandos e não como uma sala de reforço escolar.

A Sala de Recursos para Deficiente Mental tem como foco promover o desenvolvimento dos processos mentais dos alunos que apresentam deficiência intelectual, bem como a autonomia nas atividades da vida cotidiana, considerando as especificidades individuais de cada educando.

SRDM - Espaço lúdico/pedagógico. Atividades lúdicas e pedagógicas

SRDM - Espaço do Espelho. Auto imagem/ Auto estima/ Consciência corporal

Materiais lúdicos e pedagógicos

O atendimento é semanal, agendado com dia e hora pré-estabelecidos para que o aluno possa freqüentar a classe comum no horário inverso ao atendimento da Sala de Recursos, não trazendo nenhum prejuízo para sua escolaridade.

Público-Alvo

São munícipes, predominantemente alunos da Rede Municipal de Ensino, encaminhados pela escola com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual, que passam pela Equipe de Avaliação Interdisciplinar do Pró-Escolar.

O critério de seleção para este atendimento são:

  • Nível de gravidade
  • Idade
  • Escola de origem


Fases do trabalho ao receber o aluno



1. Coleta de dados sobre o caso:


Anamnese com a mãe da aluna



2. Encaminhamentos, quando necessário:






3. Avaliação Diagnóstica



Equilíbrio dinâmico e amplitude do domínio corporal

Percepção, atenção/concentração

 

Desenvolver autonomia do aluno



4. Atividades desenvolvidas - SRDM



Após a coleta de dados de cada caso, será feito um plano de trabalho, com o objetivo de:

 

  • Favorecer experiências de aprendizagens de forma lúdica e agradável, conforme o nível de dificuldades, com a utilização de recursos como jogos, brincadeiras, brinquedos, computador e outros;
  • Treino de atividades da vida cotidiana, visando a autonomia nas atividades de vida cotidiana;
  • Orientação à família

Trabalho de consciência corporal

Equilíbrio e coordenação motora ampla

Atributos: cor, forma, espessura

Atividades de Vida Autonomia (AVA) em Espaço de Vivência Diária

Cuidar das roupas

Arrumar a cama

Leitura e escrita, contextualizada e de modo funcional

Higienização de alimentos

Execução de receitas