Setor Pedagógico Especializado - Sala de Recursos Estimulação Precoce - SREP

Atendimento Educacional Especializado - AEE Sala de Recursos - Estimulação Precoce

O programa de estimulação Precoce dentro da área do Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo criar condições facilitadoras para o desenvolvimento da criança com necessidades educativas especiais (D.M, D.V, D.A, Transtorno Global Desenvolvimento, Autista, Psicóticos, etc.), por meio de um conjunto de técnicas de caráter sócio-educativo, que visam proporcionar melhor aprendizagem nos primeiros anos de vida.

A intervenção precoce é um conjunto de procedimentos de natureza preventiva e terapêutica no desenvolvimento infantil. Estimular significa proporcionar a criança experiências em vários níveis, que permitam prevenir e ou minimizar seus déficits e auxiliá-la no desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades nos primeiros anos de vida.

Para podermos desenvolver a tarefa de assistir de forma integral a criança com uma deficiência e sua família, a equipe deve ser multi e interdisciplinar e composta por profissionais que se disponham a conhecer não só a sua área específica, mas se prepare para desenvolver uma estimulação global junto à criança e ter uma atuação adequada junto à família, que é a primeira célula social da qual o individuo faz parte e que se inicia a verdadeira inclusão.

SREP - Espaço Lúdico para desenvolvimento Psicomotor

SREP - Materiais para desenvolvimento Psicomotor

SREP- Espaço Lúdico: Brinquedos e Materiais Pedagógicos

SREP- Espaço para Espelho - Objetivo: auto-imagem conscientização corporal auto-estima

Caracterização da Clientela

São crianças encaminhadas pelas Escolas de Educação Infantil, CEIC e CCII, prioritariamente da Rede Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes, com idades entre zero a cinco anos, que são avaliadas por uma equipe interdisciplinar, composta por fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicopedagoga e psicóloga e encaminhadas ao setor.

O atendimento a SREP é semanal com duração de quarenta minutos cada atendimento em dia e hora pré-estabelecido para que o aluno possa freqüentar a escola em horário inverso ao atendimento

Como é realizado o programa de Estimulação Precoce:

O processo de estimulação precoce inclui a avaliação diagnóstica da criança e um programa de intervenção, que se centraliza nas áreas do desenvolvimento da criança: cognitivo, social, afetiva, psicomotora e de linguagem

A participação familiar faz parte do processo, com orientações da importância de proporcionar estímulos adequados para dar continuidade ao trabalho.

É essencial ressaltar, que embora as crianças sejam de zero a cinco anos, estão dentro de uma instituição educacional que desenvolvem um

planejamento com essas crianças, e que este serviço tem por objetivo operar recursos para esta criança.

Encaminhamentos Quando Necessário:

Consultas médicas:

  • Oftalmologista
  • Pediatra
  • Neurologista
  • Dentista

Atividades desenvolvidas - SREP

Imagem Corporal/Esquema Corporal

Música/Segmento Corporal

Música/Segmento Corporal

Atividade Psicomotora/Coordenação Motora global

Coordenação global

Coordenação global

Noções espaciais

Movimentos: subir/escorregar

Atividades de Percepção Viso-motora

Trabalho de Classificação/Cores

Plantado/Formas geométricas

Encaixe com eixo/Preensão das Mãos

Plantado/atividade lúdica para estabelecer vínculo

Jogo de empilhar/Preensão e controle do braço

Encaixe com eixo/ Viso-manual

Atividades Simbólicas

Atividade Lúdica/Telefone

Atividade Lúdica/Casinha

Atividade Lúdica/Telefone