Programa de Tecnologia Educacional - Informática
Alunos do CAIC 'Benedito Ferreira Lopes' na Sala de Informática

Missão

Adequar os recursos tecnológicos às necessidades da Secretaria Municipal de Educação.

Visão

Dar a toda criança o direito de desenvolver seu potencial pleno usando as ferramentas da era digital.

O Programa

Alunos da EM 'Prof.ª Cynira Oliveira de Castro' na Sala de Informática

O Programa de Tecnologia Educacional teve início em meados de 2003, contando com 4 Salas de Informática e 4 CEDIC’s (Centros de Divulgação e Construção do Conhecimento) em diferentes escolas espalhadas pela cidade, além da Unidade Móvel de Informática, que atendia os bairros rurais e escolas que não dispunham de infra-estrutura apropriada para a instalação de uma Sala de Informática fixa.

Hoje, os resultados alcançados pelo Programa de Tecnologia estão presentes nas 29 Salas de Informática e 41 CEDIC’s, além do CIP I e II, da EMESP e da Unidade Móvel de Informática, privilegiando o desenvolvimento constante das novas tecnologias aplicadas à Educação, em especial a Informática Educacional.

Histórico

Sala de Informática da EM 'Prof. Dermeval Arouca'

Teve início no ano de 2003, com um grupo de 4 Orientadores de Informática que receberam treinamento básico em técnicas pedagógicas. Iniciaram com o desenvolvimento de material didático para uso nos cursos de informática básica. Neste ano também, começou o trabalho com a Unidade Móvel de Informática - UMI.

Alunos da EM 'Prof.ª Etelvina Cáfaro Salustiano' na Sala de Informática

No ano de 2004, a equipe cresceu, englobando novas escolas e consolidando a filosofia de trabalho que prega o papel essencial do professor na condução das atividades da Sala de Informática. Ainda durante o ano de 2004, algumas idéias sobre a diversificação das atividades dos Orientadores de Informática começaram a surgir por sugestão do próprio grupo, tais como a criação de sítios de algumas escolas, a pesquisa sobre novos programas e a participação em congressos.

Alunos da EM 'Prof. Mario Portes' na Sala de Informática

Em 2005, houve a implantação da auto gestão da equipe, conferindo maior agilidade na tomada de decisões e resolução de problemas.

Atualmente, a equipe, conta com 32 colaboradores, aumentando a demanda de atividades e iniciando o trabalho de coleta de indicadores de qualidade. Com grande êxito, recentemente atingiu-se a meta de excelência no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, com o lançamento do Pacote de Atividades de Informática (PAI).

Informática Educacional

Alunos do CAIC 'Benedito Ferreira Lopes' na Sala de Informática

A Informática Educacional, dentro do Programa de Tecnologia Educacional, é vista, em especial, no trabalho com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas municipais contempladas com Salas de Informática. Requer um entrosamento entre o Orientador e os professores, no sentido de que as atividades utilizadas na Informática atendam às necessidades das atividades pedagógicas em sala de aula, fazendo com que os alunos tenham uma potencialização significativa do aprendizado. Dessa maneira, os alunos não têm aulas de informática, mas sim aulas de português, matemática, ciências, história, geografia etc. utilizando o computador como ferramenta pedagógica para facilitar o processo de ensino-aprendizagem proporcionando ao aluno construir seu conhecimento de forma lúdica e proveitosa.

Salas de Informática

Sala de Informática da EM 'Dr. Alvaro de Campos Carneiro'

As Salas de Informática possuem entre 15 e 20 computadores cada, permitindo o atendimento de até 40 alunos por aula. O Orientador de Informática, presente em todas as Salas de Informática, é responsável por auxíliar tecnicamente os professores durante as atividades com os alunos da Escola, pela realização do Curso Básico de Informática para os jovens e adultos da comunidade e pelos cursos de informática para professores e funcionários das escolas municipais.

Orientadores de Informática

Os Orientadores de Informática são profissionais concursados, responsáveis pelas Salas de Informática, visando a otimização do trabalho com a Comunidade Escolar nas aulas do Curso Básico de Informática, com os professores da Escola nas atividades com os alunos e com os funcionários e profissionais da Educação em cursos de Informática. São responsáveis, também, pela realização de reuniões semanais para discutirem os acontecimentos da semana, providenciar novas soluções, trocarem experiências e fazer capacitações constantes. Os Orientadores foram divididos em comissões visando facilitar e distribuir o trabalho. Atualmente são cinco as comissões de trabalho: Desenvolvimento de Sistemas (CDS), Atividades Educacionais (CAE); Inclusão Digital (CID), Comunicação e Documentação (CCD) e Comissão Refloreste Vida (CRV).

As comissões de trabalho

Comissão de Desenvolvimento de Sistemas (CDS):

Responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas solicitados pela secretaria de Educação, tendo como produtos já em uso o sistema de controle de bibliotecas, o portal da secretaria de educação e subsídios para implantação dos sítios das escolas municipais.

Comissão de Atividades Educacionais (CAE):

Pesquisa, desenvolve e organiza softwares e atividades para serem desenvolvidas com os alunos. Resolve e discute questões ligadas ao uso da Sala de Informática pelos professores e suas turmas. Gerencia o Pacote de Atividades de Informática (PAI) e a Mídia de Atividades Educacionais (MAE) contendo atividades padrão para todas as Escolas. Além disso, prepara relatórios estatísticos sobre o uso das atividades desenvolvidas em aula, além do desenvolvimento de mecanismos de pesquisa e distribuição dos programas disponíveis.

Comissão de Inclusão Digital (CID):

Organiza o calendário e o conteúdo do Curso Básico de Informática visando à padronização do mesmo nas diferentes unidades escolares. Soluciona problemas com alunos da comunidade e propõe soluções para assuntos relacionados ao Curso.

Comissão de Comunicação e Documentação (CCD):

Responsável por fazer toda informação pertinente aos Orientadores chegarem aos envolvidos e a toda equipe. Faz a documentação de todos os projetos desenvolvidos total ou parcialmente pela mesma.

Comissão Refloreste Vida (CRV):

Desenvolve o portal de serviços do Projeto Refloreste Vida vinculado à Escola Ambiental de Mogi das Cruzes.

Gestão

No período de 2003 a 2005 a equipe era coordenada por um técnico do Departamento Pedagógico, indicado pela própria Secretaria Municipal de Educação. A partir de 2006 foi implantada a auto gestão da equipe, havendo atualmente como coordenador o orientador Weber Martins Marques. Sendo este responsável pela condução das reuniões, repasse de informações, além da mediação dos trabalhos das comissões.

Reuniões periódicas

Têm como objetivo a melhoria contínua do programa e de seus colaboradores. Entre outras coisas, destacam-se nestas reuniões, capacitações sobre temas técnicos, temas pedagógicos, ética, além de relatos sobre participações em congressos, simpósios, seminários e eventos afins, visando o aperfeiçoamento profissional da equipe.

Capacitações

A cada encontro, a equipe de Orientadores reserva um período da reunião semanal para capacitação profissional, visando avanços no nivelamento técnico-pedagógico de cada um dos membros da equipe, contribuindo para o aumento da qualidade nos serviços prestados aos alunos, agregando valor ao Programa de Tecnologia Educacional como um todo.

Unidade Móvel de Informática

A Unidade Móvel de Informática é uma Sala de Informática montada dentro de um ônibus. Esta sala conta com 11 computadores e atende os bairros mais afastados e as escolas que não possuem Sala de Informática fixa. O trabalho na Unidade Móvel é similar ao trabalho numa sala fixa, porém a unidade móvel atende diferentes comunidades num período de 6 meses. A cada semestre a unidade atende novas comunidades com o Curso Básico de Informática e também atende novas escolas com o trabalho com os alunos. A Unidade Móvel também conta com um Orientador de Informática.

Escola Municipal de Educação Especial

Foi implantado na EMESP – Escola Municipal de Educação Especial "Profª Jovita Franco Arouche", o serviço de informática educacional. Sob a coordenação da Professora Leslie Lohnhoff M. B. Carapinheiro está sendo desenvolvido, desde 2004, o Projeto "A Caminho do letramento e do cálculo". Foram instalados sete computadores, sendo quatro em uma sala de informática e os demais em três salas de aula.

A escola desenvolveu o Sistema ENSCER (Ensinando o Cérebro) sob a orientação do Dr. Armando Freitas da Rocha, professor da UNICAMP e USP, pesquisador desta área e criador do Programa. O sistema inclui análise da função cerebral dos alunos, para orientação a professores e pais, orientação aos professores e técnicos da EMESP e acompanhamento do seu trabalho. O software do Sistema Enscer propicia o trabalho com alunos portadores de necessidades educativas especiais, objetivando o desenvolvimento da aprendizagem.

Resultados qualitativos e quantitativos já alcançados

Alunos da EM 'Prof.ª Ana Maria Barbosa' na Sala de Informática

Ao longo do programa foram atendidos, em programas de informática, mais de 19 mil alunos da rede municipal de ensino, 860 professores e funcionários das escolas, além de cerca de 6.500 adolescentes e adultos em curso para a comunidade, alcançando sempre grandes índices de satisfação por parte dos envolvidos (alunos, professores e comunidade). Percebe-se tal constatação, pela qualidade de novos programas que professores e alunos trazem à escola para aplicação e análise, pelo aumento do interesse dos professores em utilizar o computador em continuidade às atividades desenvolvidas em sala de aula, pela assiduidade dos alunos nos dias de atividade na Sala de Informática e pela repercussão da implantação das Salas de Informática perante pais e comunidade. Mesmo em escolas de bairros com perfil rural os resultados são sempre positivos.

Existe hoje uma grande demanda pela implantação do programa nas escolas que ainda não o possuem, o que atesta a sua qualidade.

Relação de escolas que têm Sala de Informática

Escola Bairro
1 EM Adolfo Cardoso (Profº) Quatinga
2 EM Adolfo Martini (Profº) Vila Industrial
3 EM Afonso Caporali Filho (Profº) Conjunto Residencial Nova Cocuera
4 EM Álvaro de Campos Carneiro (Dr) Nova Jundiapeba
5 EM Ana Lúcia Ferreira de Souza (Profª) Vila Rachel
6 EM Ana Maria Barbosa Garcia (Profª) Botujuru
7 EM Antonio Nacif Salemi Alto do Ipiranga
8 EM Armindo Freire Mármora (Des) Jardim das Bandeiras
9 EM Astréa Barral Nébias (Verª) Jundiapeba
10 EM Benedito Ferreira Lopes (CAIC) Vila Lavínia
11 EM Benedito Laporte Vieira da Mota (Dr.) Jundiapeba
12 EM Carlos Alberto Lopes Mogilar
13 EM Cynira Oliveira de Castro (Profª) Vila Suíssa
14 EM Dermeval Arouca (Profº) Jardim Ivete
15 EM Etelvina Cáfaro Salustiano (Profª) Conjunto Habitacional Jefferson da Silva
16 EM Eulálio Gruppi (Profº) Mogi Moderno
17 EM Florisa Faustino Pinto (Profª) Jardim Santos Dumont
18 EM Iracema Brasil de Siqueira (Profª) Vila Suíssa
19 EM Jacks Grinberg (Profº) Vila Nova Cintra
20 EM José Alves dos Santos Jundiapeba
21 EM José Cury Andere Jardim Cecília
22 EM Lourdes Maria Prado Aguiar (Profª) Jardim Esperança
23 EM Luiz Beraldo de Miranda (Dr) Parque Olímpico
24 EM Mario Portes (Profº) Jundiapeba
25 EM Monteiro Lobato Ponte Grande
26 EM Noemia Real Fidalgo (Profª) Jardim Maricá
27 EM Sérgio Hugo Pinheiro (Profº) Jardim 9 de Julho
28 EM Waldir Paiva de Oliveira Freitas (Dr) Brás Cubas
29 Cempre Dra. Ruth Cardoso Jardim Layr

Relação de escolas Participantes do ProInfo

ProInfo Urbano

Escola Bairro
1 EM "Ana Maria Barbosa Garcia (Profª)" Botujuru
2 EM "Cecília de Souza Lima Vianna (Profª)" Taiaçupeba
3 EM "Cenira Araújo Pereira (Profª)" Chácara Guanabara
4 EM "Cláudio Abrahão (Engº)" Jardim Santa Tereza
5 EM "Cleonice Feliciano (Profª)" Jardim Piatã A
6 EM "Emilie Nehme Affonso (Profª)" Vila Paulicéia
7 EM "Etelvina Cáfaro Salustiano (Profª)" Conjunto Habitacional Jefferson da Silva
8 EM "Guiomar Pinheiro Franco (Profª)" Jardim São Pedro
9 EM "Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco (Profª)" Jardim Ivete
10 EM "Jair Rocha Batalha (Prof. Dr.)" Vl Brás Cubas
11 EM "Sônia Brasil de Siqueira Andreucci (Profª)" Jardim Margarida
12 EM "Wanda de Almeida Trandafilov (Profª)" Parque São Martinho

ProInfo Rural

Escola Bairro
1 EM "Antonio Pedro Ribeiro" Itapeti
2 EM "Fujitaro Nagao" Nagao
3 EM "Primo Villar (Prof.)" Boa Vista
4 EM (R) "Ana Maria de Azevedo Viné Carrare (Profª)"
Vinc. à EM Cynira O. de Castro
Bairro Rio Acima
5 EM (R) "Bairro São João"
Vinc. à EM Fujitaro Nagao
São João
6 EM (R) "Benedito Pereira de Paula"
Vinc. à EM Ana Maria Barbosa Garcia
Beija Flor
7 EM (R) "Cid Torquato (Prof.)"
Vinc. à EM Astréa Barral Nébias
Barragem
8 EM (R) "Comunidade São Sebastião"
Vinc. à EM Emilie Nehme
Comunidade São Sebastião
9 EM (R) "Eunice de Almeida (Profª)"
Vinc. à EM Cecília de Souza Vianna
São Sebastião
10 EM (R) "Geralda Ferraz de Campos"
Vinc. à EM José Alves dos Santos
Rio Abaixo
11 EM (R) "Horácio da Silveira (Prof.)"
Vinc. à EM Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco
Capixinga
12 EM (R) "Kaoru Hiramatsu"
Vinc. à EM Carlos Alberto Lopes
Alceu
13 EM (R) "Margareth Unger Lamas Rosa (Profª)"
Vinc. à EM Maurílio de Souza Leite Filho
Santa Catarina
14 EM (R) "Maria Alda Musolino Lainetti (Profª)"
Vinc. à EM Antonio Pedro Ribeiro
Fazenda São Bento
Total de 26 Escolas Municipais participantes do ProInfo

 

Como obter informações

Departamento Pedagógico

Divisão de Orientação Pedagógica

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tel/Fax: (11) 4791-3520 - CEMFORPE

 

Voltar